Doja Cat se firma no estrelato com seu quarto álbum

Posted: 23 de Setembro de 2023 in Álbum, Hip-Hop, Lançamentos
Etiquetas:,

Quatro anos atrás, Doja Cat zombou da ideia de que seu álbum de estreia, “Amala“, fosse algo especial. Enquanto seu segundo álbum, “Hot Pink” de 2019 , estava desfrutando de um grande sucesso graças à sua trinca de sucessos (“Streets”, “Like That” e seu primeiro single nº na Hot 100Say So”), ela estava indiferente com a desanimadora estreia, culpando o uso de maconha pelo que ela considerou um esforço sem brilho no primeiro álbum.

“Muita gente gostou da ‘Amala‘ e isso é ótimo. No entanto, não acho que tenha sido um álbum finalizado”, disse ela à Billboard em 2019. “Eu estava fumando muita maconha. Eu estava chapada o tempo todo e isso nem me ajudava a perceber o que estava acontecendo musicalmente. Eu estava realmente festejando.”

Para ser justo, o primeiro álbum de Doja alcançou a posição 138 na Billboard 200, embora inicialmente não tenha conseguido ganhar força no mainstream. Mas o que torna a ascensão de Doja ao estrelato nos anos tão intrigante é a lentidão por trás de seu esforço enquanto ela busca garantir seu primeiro número 1 nos Estados Unidos com o lançamento nesta sexta-feira (22 de setembro) de seu quarto álbum, “Scarlet“.

Como as carreiras de Cardi B e Olivia Rodrigo detonaram mais rápido do que a maioria, marcando álbuns em primeiro lugar com seus primeiros singles e álbuns oficiais, os fãs esquecem que se tornar uma superstar da noite para o dia é um feito raro, e que os artistas deveriam abraçar suas carreiras como maratonas, não corrida. Um artista como Teezo Touchdown, que ganhou o apoio de Drake e Travis Scott antes de seu álbum de estreia “How Do You Sleep At Night?“, não conseguiu estrear na Billboard 200 esta semana e se tornou assunto da internet por causa de sua estreia insignificante.

Isso está se tornando cada vez mais comum à medida que os usuários das redes sociais criticam rapidamente os novos artistas por não conseguirem impactar imediatamente a Billboard 200. Eles ficam arrasados ​​se seus projetos de estreia não conseguem entrar no top 10. Ainda assim, muitos artistas, como Teezo, deveriam manter a cabeça fria. alto – porque o caminho de Doja para o estrelato nem sempre foi panorâmico.

Entrando em seu terceiro álbum, “Planet Her” de 2021 , Doja estava prestes a se tornar uma das estrelas mais definidoras da Geração Z, e ela descaradamente comandou as apradas naquele ano – embora tenha sido frustrada por Tyler, The Creator, quando o álbum estreou em Nº 2 na Billboard 200, atrás de “Call Me If You Get Lost“. Mesmo que ela não tenha conquistado aquele indescritível número 1, ela ainda estreou com 109.000 unidades equivalentes de álbum e marcou um single número 3 no Hot 100 com “Kiss Me More” com SZA. Ela conquistou sua primeira vitória no Grammy com esse disco e continuou a queimar o Hot 100, obtendo três sucessos no top 10 durante essa corrida.

Ao chegarmos à nossa quarta parada na aventura na montanha-russa de Doja com “Scarlet“, ainda não alcançamos o pico montanhoso de sua carreira. Embora ela tenha a difícil tarefa de competir com novos álbuns como “Guts” de Olivia Rodrigo e “Nostalgia” de Rod Wave, ela está mais perto do que nunca de garantir seu primeiro álbum em primeiro lugar. Embora derrubar Olivia e Rod fosse uma façanha, Doja ainda tem espaço para atingir certos pontos de controle, incluindo ser uma atração principal em potencial no Coachella em 2024 e, eventualmente, se transformar em uma artista que lotará estádios um dia.

Mas ela ainda está acumulando conquistas: este mês, “Paint The Town Red” se tornou a primeira música rap em 2023 a chegar ao topo da Billboard Hot 100 – e a primeira da carreira de Doja como artista solo desacompanhada – ilustrando a supremacia da artista e a evolução da sua carreira. Ela também apresentou um emocionante medley de três músicas de “Scarlet” no VMA na semana passada, em uma das performances mais bem recebidas da noite.

Então, só porque sua carreira não decolou na largada não significa que a corrida já acabou. Às vezes, você precisa caminhar “muito” antes de poder começar a correr.

Deixe um comentário