Itália

A parada musical oficial da Itália é produzida pela FIMI Federazione Industria Musicale Italiana – uma organização que representa a industria fonográfica italiana.

Criada em 1992, para substituir a AFI Associazione dei Fonografici Italiani – a FIMI iniciou a compilação de gráficos em 1995, primeiramente com a parada oficial de álbuns, depois começou a publicar a parada oficial de singles, em 1997.

Atualmente, a federação representava 2.500 empresas que operam no ramo da música. Além das paradas, a organização divulga notícias do mercado musical italiano e certificações por volume de vendas.

Suas paradas são compiladas a partir de dados fornecidos pela empresa alemã GfK Retail e Technology Italia, que monitora as vendas de sexta à quinta-feira.

As paradas são divulgadas todas as sextas-feiras no site oficial da FIMI.

Top Singoli

A parada de singles oficial da Itália é o Top Singoli.

A lista é um Top 100 iniciado em 1997 contabilizando apenas vendas físicas. Devido à diminuição das vendas de singles de CD na Itália, em 1 de janeiro de 2008, o Top Singoli passou a contabilizar apenas as vendas digitais, que anteriormente era uma parada à parte chamada Top Download Digital, criada em 2006.

A partir de 2014, a GFK também iniciou contabilização de vendas equivalentes baseada na execução em streaming. A conversão utilizada é de 1 unidade vendida a cada 130 streams executados.

Classifica FIMI Album

O Classifica FIMI Album é a lista oficial dos 100 álbuns mais vendidos na Itália.

Compilada desde 1995, a lista se baseia nos dados de vendas fornecidos por 3.400 varejistas. Só a partir de 2011, as vendas digitais, os downloads pagos, foram incluídos na lista oficial.

Em 2020, a FIMI uniu à lista oficial os dados de outra lista de álbuns, o Classifica FIMI Compilation, que listava separadamente as vendas de coletâneas musicais.

O streaming ainda não é contabilizado para vendas de álbuns no país.