Reino Unido

A parada musical oficial do Reino Unido é produzida pela empresa Official Charts Company.

Apesar de ser fundada em 1969, a empresa só começou a ser responsável pela parada oficial britânica a partir de 1994. Anteriormente, ela era publicada pela revista NME (a partir de 1952), depois pela British Market Research Bureau (a partir de 1969) e Gallup (a partir de 1983); hoje alguns desses gráficos mais antigos fazem parte do acervo da Official Charts Company.

A empresa compila suas listas reunindo e combinando dados de vendas de varejistas fornecidos pela empresa de pesquisas de mercado Kantar, que afirma cobrir 99% do mercado de singles e 95% do mercado de álbuns pesquisando diariamente as vendas de mais de 15.000 varejistas e serviços digitais.

A British Phonographic Industry (BPI) e a British Association of Record Dealers, associações que representam a industria fonográfica britânica, cooperam na produção das paradas da Official Charts Company.

As vendas são monitoradas de sexta à quinta-feira e na sexta-feira é divulgada a parada oficial.

Além do site da Official Charts Company, a revista Music Week e o site Yahoo! Music UK também publicam a parada oficial britânica.

OFFICIAL SINGLES CHART TOP 100

A parada oficial de singles do Reino Unido é a Official Singles Chart Top 100.

A lista é compilada com os dados de vendas físicas (CD, DVD e Vinil) e digitais (downloads pagos) além do streaming que passou a ser medido a partir de julho de 2014, onde sua metodologia considera 1 unidade vendida a cada 150 streams.

OFFICIAL ALBUMS CHART TOP 100

A parada oficial de álbuns do Reino Unido é a Official Albums Chart Top 100.

Para entrar na lista, o disco deve ter mais de três faixas ou 20 minutos de duração e não deve ser classificado como um álbum econômico.

A parada é ordenada pelo volume de vendas físicas (CD, DVD e vinil), vendas digitais (downloads pagos) e o volume de transmissões nas plataformas digitais, o streaming. De acordo com a metodologia da Official Charts Company, a empresa soma os streams totais das duas faixas mais ouvidas e a média de streaming das outras 12 faixas mais transmitidas e divide o total por 1.000 para calcular as unidades equivalentes vendidas.

Deixe um comentário