Estados Unidos

A parada musical oficial dos Estados Unidos é compilada pela revista Billboard.

Fundada em 1984 por por William Donaldson e James Hennegan como uma publicação comercial. Em 100, William Donaldson comprou a parte de James Hennegan e transformou a empresa no ramo do entretenimento, como circos, feiras e espetáculos burlescos, e também criou um serviço de correio para artistas viajantes.

A empresa começou a começou a cobrir a indústria cinematográfica em 1907 e depois passou a se concentrar mais na indústria da música quando o jukebox, o fonógrafo e o rádio se tornaram mais populares noas anos 1920.

Em 4 de janeiro de 1936, a Billboard publicou sua primeira parada musical e introduziu um “Guia de compra de discos” em janeiro de 1939. Já em 1940, começou a medir popularidade dos discos que se chamou Chart Line. Uma variedade de paradas de músicas individuais se seguiu, que acabou sendo consolidada no Hot 100 em meados de 1958. 

Na época, a Billboard obtinha seus dados através de relatórios manuais preenchidos por estações de rádio e lojas.

A partir daí, a Billboard era mais uma publicação especializada na indústria da música. Depois da Segunda Guerra Mundial, devido a uma crescente variedade de interesses e gêneros musicais, a empresa criou uma grande variedade de paradas.

Além das publicações comerciais, a empresa começou a imprimir uma versão em tabloides em 1950 e depois em formato de revista em 1963 com o nome Billboard Music Week.

A empresa foi vendida pela família de Donaldson para investidores privados em 1985. Em 1987, a Billboard foi vendida novamente para a Affiliated Publications, que transformou a empresa em sua subsidiária com o nome de BPI (Billboard Publications Inc) Communications.

Apenas em novembro de 1991, houve a implementação oficial do rastreamento chamado SoundScan, que consiste na instalação de caixas registradoras em pontos de venda de varejo.

Em 1994, a BPI Communications foi vendida para o conglomerado de mídia holandês Verenigde Nederlandse Uitgeverijen (VNU), que tornou-se a Nielsen Company em 1999, a maior empresa de medição de mercado do mundo.

Com o advento da internet, a Nielsen exigiu que as lojas tenha acesso à Internet e um sistema de estoque de ponto de venda (POS) para relatar vendas. O envio dos dados de vendas deve ser na forma de um arquivo de texto composto por todos os códigos de barras vendidos e as quantidades vendidas semanalmente.

A Nielsen foi proprietária da Billboard até 2009, quando foi vendida para a e5 Global Media Holdings. Em 2013 passou para as mãos da Guggenheim Partners e em 2020 para a Eldridge Industries, uma holding americana.

A empresa opera em diversos países, como Canadá, Japão, México e diversos países na Europa.

Nos Estados Unidos, uma versão impressa ainda é lançada semanalmente e seu site dedica-se à notícias do meio musical e à divulgação de diversas paradas musicais.

HOT 100

A parada oficial de singles norte-americana é a The Hot 100. A parada foi lançada em 1958 para rastrear as 100 canções mais populares do país.

Desde 1991, a Billboard recebe dados Nielsen Company – uma multinacional de informações em pesquisas de mercado sediada em Nova York – para compilar suas listas.

Atualmente, a empresa monitora as vendas vendas (físicas e digitais), execuções de rádio (airplay) e streaming online nos Estados Unidos de sexta à quinta-feira. As paradas são concluídas no sábados e divulgadas a terça-feira.

As paradas sempre são datadas com a data do próximo sábado.

BILLBOARD 200

A parada oficial de álbuns do mercado americano é a The Billboard 200.

A primeira parada de álbuns foi criada em 1945 como um simples Top 5 chamada Top LPs. Com o passar dos anos, o Top LPs foi ampliando a lista até que em 1967 compilava os 200 discos mais vendidos do país.

Seu título também foi evoluindo com o tempo. Em 1972 foi alterado para Top LPs & Tape; em 1984, foi renomeado para Top 200 Albums; em 1985, foi renomeado para Top Pop Albums; em 1991, tornou-se The Billboard 200 Top Albums; e recebeu o título atual em 14 de março de 1992.

Atualmente, a Nielsen Company rastreia as vendas físicas e digitais, os streaming de áudio de usuários premium – que pagam mensalidade nas plataformas digitais -, a venda de faixas digitais e streaming de vídeos de usuários premium nas plataformas digitais, além de execuções no Youtube e Facebook.

Assim como nas demais paradas, o monitoramento vai de sexta a quinta-feira e a Billboard divulga a lista nas terças-feiras.

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