Rhythm Is A Dancer

ArtistaSnap!
Lado B“Rhythm Is A Dancer” (Purple Hazed 7-inch Mix)
Álbum de Origem“The Madman’s Return”
Lançamento30 de março de 1992
Duração3:42 (Versão do Single)
5:13 (Versão do Álbum)
GravadoraLogic Records, Arista Records
GêneroEurodance
CompositoresBenito Benites, John “Virgo” Garrett III e Thea Austin
Produtores Benito Benites e John “Virgo” Garrett III
VendasMais de 2 milhões de cópias (certificadas)
Rhythm Is A Dancer” é uma canção do Snap!, retirada do segundo álbum do grupo alemão, “The Madman’s Return“, uma semana depois o seu lançamento para servir como seu segundo single.

O rapper Turbo B rejeitou a música quando a ouviu pela primeira vez, mas na composição do álbum decidiu adicionar uma estrofe de rap à faixa e ela foi adicionada à tracklist do trabalho.

A música contém a amostra de gancho da canção “Automan” lançada em 1984 pelo grupo de hip hop americano Newcleus.

As letras de rap na versão do álbum são uma versão ligeiramente modificada de alguns versos de um ensaio do poeta americano John Perry Barlow chamado “Being in Nothingness: Virtual Reality and the Pioneers of Cyberspace” e foram executadas pelo engenheiro de som Daniele Iribarren

A canção não foi originalmente planejada para ser lançado como single, mas as boas recepção da faixa nos clubes de dança, levaram a gravadora do grupo mudar de ideia. A Logic Records organizou um teste privado em sua própria discoteca, a Omen, para ver como o público responderia à nova música. 

A versão single da faixa causou polêmica ao receber um verso que diz “Eu sou sério como um câncer / quando eu digo que o ritmo é um dançarino”, chegando a ser considerada a “pior letra de todos os tempos” pelo crítico musical Rupert Neate do jornal britânico The Daily Telegraph.

O videoclipe foi dirigido pelo diretor britânico Howard Greenhalgh e estreou em julho de 1992, 3 meses após o lançamento do single. Ele foi filmado no centro de visitantes da Nasa chamado Kennedy Space Center Visitor Complex, na Flórida, Estados Undios.

A produção mostra os vocalistas Thea Austin e Turbo B tocando um baixo no jardim de foguetes que está cheio de fumaça. Austin e seu grupo apresentam a música em plataformas elevadas, enquanto um grupo de dançarinos executam suas coreografias em uma plataforma fechada abaixo deles. São intercaladas figuras animadas e mapas usados na aviação.

O clipe foi o último vídeo gravado pelo rapper Turbo B e a cantora Thea Austin que deixaram o grupo após o trabalho. O videoclipe foi carregado no YouTube apenas em fevereiro de 2016 e chegou a mais de 50 milhões de visualizações.

Apesar de críticas e de poucas pretensões dos músicos, o single foi um sucesso internacional liderando as paradas na França, Irlanda, Itália, Holanda, Alemanha e Reino Unido, onde tornou-se o segundo single mais vendido naquele ano atrás apenas de  “I Will Always Love You” da Whitney Houston.

A canção tornou-se o maior sucesso internacional do grupo que recebeu o prêmio Echo Award de ‘Single Mais Vendido do Ano’ em 1992.

O canal de música VH1 listou a canção como 36ª melhor música da dance music e o canal MTV classificou a música em quarto lugar entre os 100 hinos da dance music dos 90. Já o jornal inglês The Guardian inclui a música em 69º lugar entre os 100 maiores número 1 na parada britânica.

O sucesso levou a música para trilha sonora de várias produções da TV e do cinema.

No Brasil tornou-se um mega sucesso depois de ser incluída na trilha sonora internacional da novela De Corpo e Alma, exibida entre agosto de 1992 e março de 1993 pela Rede Globo como sua novela das oito que sempre alcança a maior audiência da TV brasileira.

A música foi utilizada como tema do Clube das Mulheres, um clube de striptease para mulheres, algo que ainda não havia sido abordado na TV e causou polêmica na época. “Rhythm Is A Dancer” embalava os strippers durante suas exibições e embalou os jovens mais assanhados naquela época.

A canção também está na trilha sonora dos filmes Esta É Minha Vida (1992) e Tiras Em Apuros (2010), além de vários comerciais.

A single foi relançado durante vários anos com novas versões e remixes como em 1996, 2003, 2008 e 2019.
DESEMPENHO COMERCIAL
POSIÇÃOPAÍSESVENDASCERTIFICAÇÕES
1º LugarReino Unido
Alemanha
França
Holanda
Áustria
Itália
Bélgica
Irlanda
Israel
Espanha
Suíça
Zimbabwe
600.000
500.000
250.000
75.000
25.000
25.000





Platina
Platina
Ouro
Platina
Ouro
Ouro





2º LugarSuécia
Dinamarca
25.000
Ouro
3º LugarAustrália
Grécia
35.000
Ouro
4º LugarNoruega
5º LugarEstados Unidos500.000Ouro
7º LugarFinlândia
10º LugarPortugal
11º LugarNova Zelândia
19º LugarCanadá